ESTUDO BÍBLICO NO CONGRESSO DE SENHORAS DA BELA VISTA

Mensagem: PRONTOS PARA O ENCONTRO COM DEUS

Leitura Bíblica: Mateus 24.42 e Mateus 25.1-13

Preletora: Carolina Damasceno

 

INTRODUÇÃO

O objetivo da parábola das dez virgens é mostrar que devemos estar preparados para a vinda do Senhor a qualquer hora. Vejamos algumas considerações: Profeticamente, a palavra refere-se à vinda do Senhor Jesus no final da Grande Tribulação para estabelecer Seu reino na terra.

Um pouco antes o Senhor já estava falando sobre a necessidade de vigilância acerca da Sua volta repentina. (Mateus 24:30,31,36,38,39,42)

Essas últimas palavras proféticas revelam dois tipos de pessoas:

*O que conhece a Deus INTIMAMENTE

* O que não O conhece ou os que desprezam esse conhecimento.

Por mais que sejamos chamados de “amigos”, “servos” ou “virgens”, aquele dia revelará que algumas pessoas nunca conheceram a Deus de verdade. Nunca nasceram de novo, embora, possivelmente tenham sido até mesmo religiosos.

  • Não adianta orar por outras pessoas e não orar pela vizinha que nos ofendeu…
  • Não adianta pregar que só vai para o céu quem amar o seu irmão e não perdoar as falhas do marido, da esposa, dos amigos e até dos inimigos.
  • Não adianta falar de fidelidade a Deus e fazer a obra relaxadamente…
  • Não adianta estar todos os dias na casa de Deus e criticar aqueles que não tem forças para chegar até aqui… Existem pessoas que necessitam de amigos que o levem até Jesus… Como aquele paralítico…

Analisando…

(Mateus 25:11-13)

As virgens prudentes eram virgens, as tolas também eram. As virgens prudentes tinham lamparina, as tolas também, as virgens prudentes estavam preparadas para os imprevistos… As tolas, achavam que já estavam fazendo o que era necessário… não precisariam fazer nada mais além do que já estavam fazendo…

Nunca podemos achar que estamos fazendo o suficiente…

(Mateus 5.23-24)

Embora o tempo profético da parábola das dez virgens esteja relacionado a um período do qual, cremos nós, não participaremos, o espírito do ensino é perfeitamente aplicável para qualquer período da história da igreja, bem como da nossa vida pessoal. Levando em consideração que haveremos de nos encontrar com o Senhor a qualquer hora, seja por motivo do arrebatamento, ou da morte, ou mesmo da 2a vinda de Cristo, de qualquer forma, um dia terminaremos a nossa lida e prestaremos conta do que fizemos da vida.

O que seria mais importante para Deus, segundo a parábola?

1. Sair ao Encontro do Noivo (Provérbios 20:27)

A lâmpada das virgens representa o espírito do ser humano. O nosso espírito foi separado da comunhão com Deus por causa do pecado. Mas o homem continua sentindo falta dessa comunhão.  Estejamos prontos para agir e sair ao encontro do noivo.

A esperança dos cristãos é que Cristo voltará… Ler I Pedro 1.13.

Pedro alerta: Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sê sóbrios e esperai inteiramente. A expressão “cingir os lombos” lembra a ordem dada por Deus aos filhos de Israel, na noite em que saíram do Egito: Ex 12:11, prontos para agir, prontos para sair ao encontro com o noivo.

No passado, Israel foi censurado várias vezes pelo Senhor, por ter sido desatento e inconstante para com Deus e para com a Palavra (Sl 106:7; Pv 4:20). Atualmente, a advertência que temos é “continuem atentos” (Hb 2:1)… Prontos para agir; santos em tudo o que fizermos; obedientes, agradecidos e amorosos uns para com os outros.

2. Ser Prudente Para Nunca Deixar Faltar o Azeite

  • As virgens loucas ao partirem ao encontro do esposo, carregavam lâmpadas acesas. Tinham azeite. Com a demora do esposo, suas lâmpadas apagaram. Não tiveram suprimento suficiente para evitar a “morte” da lâmpada. Esse grupo de virgens, representa, os que dizem seguir a Cristo, porém, não O obedecem: Mt 7:26.

Elas começaram com azeite, com o Espirito Santo, mas não se esforçaram em mantê-lo até a chegada do noivo, até a volta de Cristo.

  • Em Busca de Azeite:”Dai-nos vosso azeite, porque nossas lâmpadas se apagaram”. As prudentes, se negaram a dividir o azeite: “Vão comprar”. As loucas, esperavam ser salvas, com azeite alheio. Sem esforço. A negação das prudentes, tem um significado muito especial e não é mesquinho: “Salvação é individual” Rm 14:12.
  • Virgens Prudentes são aqueles que conhecem Cristo e obedecem seus mandamentos. Mt 7:24.

Precisamos escolher em que grupo queremos estar: No das loucas, ou das prudentes. Se nos acomodarmos ao pouco azeite, não buscarmos abastecimento constante, morreremos. Foi assim com Adão e Eva…(Gn. cap.3). Com Saul também. Começaram com azeite e terminaram sem. (I Samuel 16:14).

Se suprindo de azeite: A Bíblia nos diz: “Hoje é o dia para o arrependimento” (Hb 3:15). As virgens loucas, sabiam. Resolveram arriscar. Não olhemos para a lâmpada alheia, achando que ela irá nos salvar. Adquiramos nosso próprio azeite: Arrependimento, confissão, obediência, comunhão. Assim, a luz não se apagará. (Êxodo 27:20).

O azeite representa a Pessoa do Espírito Santo na vida de alguém. A lâmpada é o homem. Lâmpadas sem azeite não iluminam, nem subsistem.

As virgens néscias foram ao encontro do noivo apenas com lâmpadas, mas sem azeite suficiente. Podemos nos aproximar de Deus apenas de forma religiosa, mas essa aproximação precisa gerar vida espiritual com Deus.

  • Sejamos santos em tudo que fizermos(I Pe 1:15-17).

Esse texto deixa claro que a santidade é uma dos principais atributos de Deus. E, como Deus santo, ele quer que seus filhos também sejam santos… (II Pe 1:4).

Em harmonia com as palavras de Pedro, temos o conselho de Paulo… (Ef 5:1).

Para sermos santos, como Deus requer, o modelo existente no mundo e seguido por aqueles que nele estão não nos serve de parâmetro. Daí a advertência divina… (I Pedro 1.14)/(Rm 12:2). “Conformar-se” com alguma coisa significa adotar a mesma forma; “amoldar-se” significa adotar o mesmo molde ou modelo.

3. Estar Pronto Para o Dia do Nosso Encontro Com Deus

(Amós 4:12)/(I Tessalonicenses 5:4)

No passado, a ausência do azeite em nosso espírito nos fazia caminhar em trevas. As trevas do ódio, da indiferença, do orgulho, da avareza, da cobiça, etc. Mas Jesus nos perdoou e nos deu um novo coração, colocando nele Seu Espírito. O nosso desafio de hoje é o de não permitirmos mais que as mesmas trevas do passado ressurjam e derramem o azeite das nossas lâmpadas, fazendo-nos adormecer a ponto de não percebermos mais a presença do Noivo.

CONCLUSÃO
Devemos estar preparados para o grande Dia em que nos encontraremos com o Senhor, seja por meio da morte, do arrebatamento ou da 2a vinda. Enquanto vivermos aqui, precisamos nos assegurar de que o azeite do Espírito Santo sempre esteja presente, permitindo que nossas lâmpadas permaneçam continuamente acesas diante de Deus. Precisamos estar sempre prontos a agir, santos em tudo o que fizermos, obedientes, agradecidos a Deus e amorosos para com os nossos irmãos em Cristo Jesus.

Algumas pessoas estão deixando para ser santas quando forem morar no céu e esquecem que para morar no céu precisam ser santas aqui na terra. Essa é a perfeita vigília! Vigiar a própria santidade!

“Até que eu venha, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino.”  (1 Tm. 4:13)

“Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.”  (Apo 22:12)

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s