MENSAGEM MINISTRADA NA AD MADUREIRA – PARAIPABA-CE

Seguindo os propósitos de Deus para minha vida, ontem estive ministrando uma mensagem no culto de senhoras da Assembléia de Deus Madureira de Paripaba-Ce. O culto foi abençoado, o Senhor Deus derramou da sua graça e aprendemos um pouco mais com o livro de Jó.

APRENDENDO COM O SOFRIMENTO E A FÉ

Texto Biblico:

“Ah! quem me dera um que me ouvisse! Eis a minha defesa, que me responda o Todo-Poderoso! Oxalá tivesse eu a acusação escrita pelo meu adversário!” Jó 31. 35

“Por que razão contendes com ele por não dar conta dos seus atos? Pois Deus fala de um modo, e ainda de outro se o homem não lhe atende. Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, quando adormecem na cama; então abre os ouvidos dos homens, e os atemoriza com avisos, para apartar o homem do seu desígnio, e esconder do homem a soberba;” Jó 33. 13-17

O livro de Jó é de difícil compreensão, tem uma linguagem diferenciada, sendo necessário ler com maior dedicação e pedindo a Deus que possamos extraír a mensagem que Ele nos deixou através da história desse homem. O livro não tem autoria certa, a tradição Judaica acredita ter sido Moisés, mas alguns estudiosos atribuem a autoria a Salomão, talvez por que o livro tráz assuntos que envolvem muita sabedoria como astronomia, mineração, fenômenos da natureza, entre outros. A autoria do livro não importa muito, o que nos importa é que é um livro de inspiração divina, é o próprio Deus falando aos nossos corações.

Jó, um patriarca, homem de muitas posses, terras, animais, tinha uma família unida e próspera e muitos servos, um homem “íntegro e reto”, “temente a Deus”, que “se desviava do mal”. (cap1. v1). Com tudo isso, a Bíblia fala que sua fé e perseverança foram testadas por satanás… Jó era considerado o maior de todos no oriente, o que nos leva a meditar que era o homem mais rico em todo o oriente, fico imaginando… se quando temos pequenos prejuízos ficamos trsistes, decepcionados, como não terá sido para Jó perder tudo, tudo o que tinha. Bíblia fala que Satanás, desafiando Deus, alega que não há outra razão para um homem servir a Deus se não pelas bênçãos materiais. Podemos observar isso em sua fala: Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face” (cap.1. v11).  Deus permitiu que Jó fosse provado… perdeu seus bens, servos, familia e por ultimo até a saúde… como é dificil louvar a Deus quando se está passando por dores… principalemente as dores físicas… Mas Jó não blasfemou conta o Senhor. Embora triste, muitas vezes até desejando a morte, mas Jó continuou reconhecendo Deus, como seu criador…

A Bíblia apresenta o diálogo de Jó com três amigos: Elifaz, Bildade e Zofar. Sua discussão com eles não é tão feliz, os amigos poderiam ter consolado-o, mas ao invés disto, acusaram-no de ter cometido pecado, alegando ser este o motivo de sua tragédia. Quantas vezes não somos acusado dessa forma, às por pessoas tão próximas…

Jó reconhecia a soberania de Deus, mas começa a achar que Deus está sendo injusto com ele, pois era um homem íntegro e reto não merecia sofrer daquela forma… Após todas as discussões com seus amigos e se declara inocente, alegando que Deus estava sendo injusto, entra em cena Eliú… Eliú fica irado com os três amigos de Jó porque eles condenaram a Jó quando não tinham uma resposta para o sofrimento dele. E ficou também irado com Jó porque ele estava mais preocupado em justificar-se, em declarar-se inocente do que em afirmar a justiça de Deus. Eliú abre os olhos de Jó para que ele entenda que Deus não precisa prestar contas do que faz ao homem, Ele é soberano.  Eliú sugere que Deus usa a dor para castigar e ensinar os homens… E Deus fala a Jó , Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?” Fez Jó ver como falou coisas vãs, sem conhecimento. Um dos maiores instrumentos de pecado do homem é a língua. Jó começa a entender que diante da grandeza de Deus, o homem é insignificante. Ele compreende a mensagem de Deus, se arrepende de ter inclusive se considerado mais justo do que Deus, ele confessa a onipotência de Deus, percebe que falou sem conhecimento. Chegando a dizer que ele mesmo se abominava. Jó sente um profundo arrependimento. O que me leva a pensar: E nós, nos arrependemos das bobagens que falamos?

Deus fala também aos amigos de Jó e os repreende por não terem falado de Deus da maneira correta. Mas logo oferece o perdão, orientando-os a procurar Jó para que ele mesmo orasse por eles. E no momento em que Jó orava por seus amigos, Deus muda a sorte de Jó e lhe dá em dobro tudo quanto antes possuía. Mais uma grande lição: aprendemos que o perdão deve ser algo constante em nossas vidas… devemos orar por aqueles que nos julgam mal, aqueles que nos condenam…

No final, Jó saiu vitorioso e sua fé foi recompensada! Nós observamos nos treze primeiros capítulos que Jó pergunta várias vezes o “por que?” Mas essa pergunta não é respondida… Quantas vezes nos perguntamos  “por que estou sofrendo”, “por que minha benção não chegou”, “por que isso aconteceu comigo?”… Podemos APRENDER COM O SOFRIMENTO E A FÉ DE JÓ que  melhor do que perguntar “por que?” É perguntar “quem?”

Quem está no controle da sua vida? Quem é infinitamente mais poderoso para lutar por tí? Quem pode todas as coisas e no momento certo vai te abençoar? Quem vai te tirar desse sofrimento e recompensar a tua fé? Quem?

Diante do teu problema, não pergunte por que você está sofrendo… Pergunte quem está no controle de tudo, pois no momento certo Ele vai te livrar deste sofrimento! Deus é soberano e não cabe a nós perguntar o porquê, a Bíblia fala que os nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus, pois os pensamentos dele são mais altos do que os nossos… aprenda com Jó que mesmo no auge do sofrimento não amaldiçoou a Deus, permaneceu fiel. Seja fiel, confiando que Deus é justo e no momento certo vai te abençoar.

Graça e Paz!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s