Boas Maneiras na casa de Deus… Ensinando os pequeninos!


Uma silenciosa construção

“E o rei Salomão fez subir uma leva de gente dentre todo o Israel, e foi a leva de gente trinta mil homens;

E os enviava ao Líbano, cada mês, dez mil por turno; um mês estavam no Líbano, e dois meses cada um em sua casa; e Adonirão estava sobre a leva de gente.

Tinha também Salomão setenta mil que levavam as cargas, e oitenta mil que talhavam pedras nas montanhas,

Afora os chefes dos oficiais de Salomão, que estavam sobre aquela obra, três mil e trezentos, os quais davam as ordens ao povo que fazia aquela obra.

E mandou o rei que trouxessem pedras grandes, e pedras valiosas, pedras lavradas, para fundarem a casa.”  –  (1 Reis 5. 13-17)

“E edificava-se a casa com pedras preparadas, como as traziam se edificava; de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam.”  –   (1 Reis 6.7)

A construção do Templo foi muito diferente das construções de hoje.
podemos observar isso através dos números de operários a grandeza dessa construção. O número de trabalhadores era de 180.000 homens fora os chefes de oficiais que eram 3.300.

Como foi possível tantas pessoas construírem o Templo em silêncio?

Sim, não houve nenhum ruído “… de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam”.

Sim, isso foi possível. As madeiras não foram cortadas e preparadas no local. Foram trazidas prontas para serem postas e encaixadas no seus devidos lugares. Os gigantescos blocos de pedras com que foi construído o Templo não foram preparados no local e sim em pedreiras, onde foram trabalhadas com ferramentas que produziam muito barulho até que ficassem no tamanho desejado. A casa de Deus foi construída com pedras preparadas que foram trazidas ao local do Templo. Os pedaços de pedra desnecessários foram retirados com golpes ruidosos de ferramentas na pedreira.

Nessa história aprendemos uma importante lição:
A casa de Deus não é ruidosa!
Devemos tomar o cuidado que todas as coisas sejam feitas na casa de Deus com perfeita paz e tranqüilidade que, nenhum barulho de contenção, divisão, violência ou conversas seja ouvido no culto, isso se chama reverência.

A Bíblia diz que hoje nós somos as pedras do Templo do Senhor, somo pedras vivas: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” (I Pedro 2:5).
Portanto, como pedras vivas, devemos deixar todo o barulho, perturbações e conversas paralelas fora do Templo, devemos deixar na “pedreira” fora do local do nosso culto.

Cartão entregue às crianças para memorizar versículo!

Esses e muitos outros materiais foram retirados do site Portal da escola dominical. http://www.escoladominical.net/forum/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s